As Dez Coisas Que Nos Diria Um Menino Com Autismo, Se Pudesse
eu Sou o primeiro e essencialmente uma criança: eu Tenho autismo. Não sou “autista”. O meu autismo é só um aspecto da minha natureza. Não me define como pessoa. Ou será que você é uma pessoa com pensamentos, sentimentos e muitos talentos, ou somente gordo, míope (usa óculos) ou desajeitado (desagradável para esportes)? Talvez isto seja a primeira coisa que eu encontre no momento em que eu te conheça, mas não representa necessariamente o que tu és. Como adulto, pode ser que você tenha um controle a respeito da forma em que se autodefines. Se preferir, você podes declarar uma característica especial.
Mas, como guria, eu, ainda estou desenvolvendo. Nem tu nem eu sabemos o que serei apto, mais tarde. Definirme por uma única característica, corre o risco de ter expectativas muito baixas para mim. E se eu sinto que você não crê que pode fazer alguma coisa, a minha resposta natural será nem tentar.
2. Minhas percepções sensoriais são viradas. A integração sensorial necessita ser o estilo mais complicado de compreender sobre o autismo, no entanto é talvez o mais considerável. Significa que as coisas comuns e correntes que se vê, ouve, cheira, saboreia e toca cada dia e que muitos nem sequer notam-se, pra mim, são capazes de até ser dolorosas.
Diversas vezes sinto que até já o recinto em que tenho que viver é hostil. Posso parecer constrangida ou destrutivo, mas na realidade eu só estou tentando me proteger. Veja como uma fácil ida ao mercado poderá resultarme um inferno: a minha audição pode ser extremamente afiada.
Dezenas de pessoas estão postando ao mesmo tempo. Os grande-falantes dão os especiais do dia. A música de fundo geme pelo sistema de som. As caixas registadoras assobiam e coughing, e um moinho de café faz gargarejo. A máquina que diminui a carne grita, os meninos choram, os troles rechinan, as luzes fluorescentes vibram. O meu cérebro não pode processar toda esta dica e estou sobrecarregado!
- Usuário que reporta: Wikichico (Como Ajudas?) 05:Vinte e oito 2 de setembro de 2007 (CEST)
- Começa experimentando. Integra e Consome API’s
- Cada escala aplica-se em todas as possíveis posições da imagem
- Lista da Forbes como uma das cem mulheres mais poderosas do mundo (2013)
- 1964 – BASIC
- 1987 – Roberto Carlos (“Tô Chutando Lata”)
Meu olfato pode ser muito sensível. 3. Por gentileza, lembre-se separar entre “não vou fazer” (já que decidi não fazê-lo) e “não poderei fazer” (visto que não sou capaz de fazê-lo). A linguagem acolhedora e perceptual e o vocabulário são um enorme estímulo para mim.
Não é que não ouço as instruções; é que não te sei. …”. Mais bem, venha comentar comigo diretamente com palavras acessível: “Por gentileza, ponha o livro em sua área de serviço, João. É hora de conduzir-se para almoçar”. Isto explica-me o que queres que eu faça e o que vai acontecer depois. Agora, acho que é menos difícil obedecerte.
4. Sou um pensador concreto. Isso significa que interpreta a linguagem literalmente. Me confundo muito quando você me diz: “Você vai morrer de frio, se não se coloca um casaco”, quando o que eu almejo falar é “Faz gelado, vai entrar um casaco”.
Não me avise “você come como um passarinho”, porque em minha mente eu vejo se aproximando a cabeça ao prato pra apanhar a comida com a boca. Não sei os modismos, os provérbios, os duplos sentidos, as inferências, as metáforas, as alusões nem ao menos o sarcasmo.