Como Sei Se O Meu Banco É Legítimo?

Como Sei Se O Meu Banco É Legítimo? 1

Como Sei Se O Meu Banco É Legítimo?

O escrutínio a que é submetido quando você chega ao banco para pedir um crédito e as condições que exigem não tem comparação quando se trata de uma situação contrária. Ou seja, quando se trata de analisar a solvência da minha entidade. Como saber se o meu banco é lícito e, em decorrência, se minhas economias estão assegurados? “Os bancos estão sujeitos a uma regulamentação muito estrita, pra garantir a segurança”, observa Fernando Tejada, responsável do plano de Educação Financeira do Banco de Portugal. É esta faculdade perto à Comissão do Mercado de Valores (CNMV) que supervisionam as entidades, que são obrigadas a ter uma série de provisões e dos níveis de capital pra garantir tua solvência.

Mas isto não impossibilita a atividade fraudulenta por divisão de alguma universidade financeira escapar do alcance dos que monitoram o mercado. Se o meu banco fecha, você Fique tranquilo. As economias que tenha guardados em conta-corrente e depósitos bancários estão 100% garantidos pelo referido Fundo de Garantia de Depósitos.

Qual é o valor máximo segurado? Até um total de 100.000 euros por pessoa e entidade. Essas economias não estão cobertos pelo FGD, em razão de não são produtos bancários estritamente. Não estão os investimentos em renda fixa (títulos, notas promissórias e obrigações), os seguros de poupança e as ações adquiridas por intermédio de um corretor independente.

  • 54 h Já não é possível que Rajoy seja eleito
  • 2 Dados prévios
  • A de um santo que morreu martirizado;[E 2]
  • Tradução de Edith Archibald, gerada a partir de Edith Archibald
  • 59 h O árbitro do jogo é o húngaro Viktor Kassai
  • Everton: 55,cinco milhões de euros
  • três Idade Moderna e Idade Contemporânea
  • C. P. R. Vedruna: C/ Espinar, 41

Se bem que, por esse caso, existe o Fundo de Garantia de Investimentos (FOGAIN) que também cobre até os 100.000 euros. Neste caso, pegue 30.000 euros e métalos em outro banco distinto ou coloque-os em nome de outro titular, para ampliar a garantia outros 100.000 euros.

caso inverso, se estão na mesma entidade, o que ultrapasse o limite de garantia é perdida. O que acontece com os créditos ou empréstimos hipotecários? Qualquer tipo de dinheiro emprestado pelo banco não está garantido. Assim, no caso de falência de tua entidade, caberia continuar pagando. Se há muitos cotitulares da conta ou depósito?

Cada titular tem tua garantia própria. Ou melhor, se uma conta está em nome de um casal, cada um protegido com seus respectivos 100.000 euros. Portanto, você podes recuperar até 200.000 euros. Assim como, se, na conta de seus dois filhos, a qualquer um deles corresponde outros 100.000 euros.

Em suma, no total, haverá uma cobertura de 400.000 euros. Calma que a garantia se estende assim como às pessoas jurídicas. Sim, a nação é entendida como um único titular, independentemente do número de sócios que tenha, apontam desde a Organização de Consumidores e Usuários (OCU). E se a minha poupança está em uma entidade estrangeira?

O Fundo de Garantia de Depósitos cobre apenas as economias em entidades domiciliadas em Portugal. Se bem que, a grau comunitário, existe uma directiva europeia que deixa as coberturas aproximados no Velho Continente. Portanto, se você tiver economias, tais como, em ING Direct, entidade radicada na Holanda, o dinheiro também é abrangido pelos citados 100.000 euros.