Grupo Da Esmectita
A argila é uma rocha sedimentar decomposta constituída por agregados de silicatos de alumínio hidratados, provenientes da decomposição de rochas que contêm feldspato, como o granito. Retrata numerosas colorações de acordo com as impurezas que contém, desde o vermelho alaranjado até o branco no momento em que é pura. Fisicamente é considerado um colóide, de partículas extremamente pequenas e superfície lisa. O diâmetro das partículas de argila é inferior a 0,0039 mm
Pela fração textural argila poderá ter partículas não minerais, os fitolitos. Caracteriza-Se por obter plasticidade ao ser misturada com água, e bem como sonoridade e resistência ao aquecimento acima de 800 °C. A argila endurecida por intermédio da ação do fogo foi a primeira cerâmica elaborada por seres humanos, e ainda é um dos instrumentos mais baratos e de emprego mais imenso.
- Dois Assunto arqueológico
- Dessa forma, eu tive que desconsiderar as coisas que não usava muito frequentemente (ou que não as usava)
- Bricbarca Paulo Sensat.[274]
- Não se poderão utilizar os denominados lápis cortasangre
Tijolos, utensílios de cozinha, instrumentos de arte e até mesmo instrumentos musicais, como a ocarina são feitos com argila. Assim como é utilizada em vários processos industriais, por exemplo na elaboração de papel, realização de cimento e processos químicos. As argilas são capazes de ser classificadas de acordo com diversos fatores.
Argila primária: utiliza-se esta denominação quando o local onde se localiza é o mesmo local onde se originou. O caulino é a única argila primária famoso. Argilas secundárias: são as que vieram depois de sua formação, por forças físicas ou químicas.
descobrem-Se entre elas o caulim secundário, argila refratária, a argila de bola, o barro de superfície e o grés. Se atendemos à infraestrutura de seus componentes, distinguem-se as argilas filitenses e as argilas fibrosas. Bem como se conseguem identificar as argilas segundo a tua plasticidade.
Existem, dessa forma, as argilas plásticas (como a caolinítica) e insuficiente plásticas (como a esméctica, que absorve as gorduras). Por último, há também as argilas calcárias, a argila com blocos (argila, cascalho e blocos de pedra das morenas), as argilas de descalcificação e as arcillitas (xistos argilosos). Estes minerais são constituídos de folhas de tetraedros com uma composição química geral Si2O5, onde cada tetraedro (SiO4) está unido por seus cantos a 3 outros formando uma rede hexagonal. Átomos de alumínio e ferro são capazes de substituir parcialmente o silício na estrutura.
Os átomos de oxigênio localizados nos ápices dos tetraedros de essas folhas conseguem, ao mesmo tempo,fazer cota de outra lâmina paralela composta por octaedros. Mais próximo átomos de Li, V, Cr, Mn, Ni, Cu ou Zn ocupam este web site de coordenação. As relativamente grandes superfícies dos minerais de argila podem adsorver íons e moléculas graças a que estão carregadas de eletricidade estática.
Os minerais de argila tendem a definir de acordo com composições químicas idealizadas. A quantidade de sílica (SiO2) na fórmula é uma importante chave na classificação dos minerais de argila. Grupo da caolinita: acrescenta os minerais: caulinite, dickita, haloisita e nacrita.
Muitas fontes acrescentam o grupo serpentinas por suas semelhanças estruturais. Grupo da esmectita: acrescenta pirofilita, talco, vermiculita, sauconita, saponita, nontronita, montemorilonite. Grupo da illita: adiciona as micas argilosas. A illita é o único mineral. Grupo da clorite: inclui uma ampla pluralidade de minerais idênticos, com considerável variação química. Não obstante o anterior, a classificação USCS que é utilizada habitualmente em engenharia utiliza os limites de tamanhos máximos de 4,75 mm para as areias e de 0,075 mm pra argilas e limos. Os minerais da argila são filosilicatos de alumínio hidratados, às vezes, com quantidades variáveis de ferro, magnésio, metais alcalinos, terras alcalinas e outros cátions. Os minerais da argila são, em geral microscópicos.
Pela natureza, os minerais da argila são essenciais componentes da lutita e dos solos. Se originam a partir de metamorfismo ou variação hidrotermal de carvão, piroxenos e micas. Também é chamado de argila alguns aparato plásticos e a partículas de tamanho pequeno ou similar a 2 micrômetros que é o tamanho único ou o mais comum de todos os minerais de argila.