O Que E Como Deve Comer Os Doentes De Câncer, De Acordo Com Os Especialistas
Perda do apetite, náuseas, sabor metálico, pouco do significado do gosto… Os efeitos colaterais de alguns tratamentos contra o câncer, muitas vezes relacionadas com a alimentação dos pacientes. É um defeito interessante, pelo motivo de estar bem nutrido e alimentado é primordial para brigar contra a doença.
Então que, desde o Instituto Catalão de Oncologia (ICO) e a Fundação Alicia elaborou uma série de guias pra fornecer algumas informações básicas para os doentes. Revemos outras diretrizes com Lorena Arribas, nutricionista-nutricionista da Unidade Funcional de Nutrição Clínica do ICO.
A equipe de nutricionistas do ICO acha-se com doentes que têm muito arraigadas crenças falsas sobre isto os efeitos negativos de alguns alimentos, lendas, contra as quais é necessário brigar. Um excelente exemplo é o mito de lácteos, com muito má imprensa entre os pacientes. Para compensar, recomenda-se que os doentes de cancro tomar até duas porções ao dia.
“Os lácteos têm um auxílio de vitaminas e nutrientes que não têm outros alimentos. É respeitável que a dieta seja variada. Não há nenhuma evidência científica de que, no caso de sofrer de câncer, devem ser removidas”, conta Lorena Arribas a Comer.
- 3×12 Curl de bíceps com barra
- sete Memória e agilidade mental
- Jogando futebol de responder uma rodada a faca pra ver quem tira ou seleção o campo
- três séries de 10-quinze repetições de mountain climbers
- Previnem a anemia
- Lavemos os tipos diversos de alface e centrifuguémoslas
- “The Mega Star”
- Ansiedade e taquicardia
Há mais exemplos. “Muitos pacientes não tomam açúcar, porque acreditam que aumenta o tamanho do tumor, e isto é inteiramente inexato”. Também, sinaliza nessa nutricionista pra Comer, “há outras funções do organismo, como as do cérebro, que devem de açúcar para funcionar”. Outro inexato mito é o da água da torneira, segundo o qual não seria aconselhável no caso de sofrer de câncer pelo teu teor em flúor ou cloro.
Mas, segundo o ICO, “se pode destinar ao consumo humano, sem cada pavor. Se você consome água de modo regular, você poderá prosseguir fazendo de modo segura durante o tratamento oncológico”. De acordo com Arribas é muito primordial diferenciar entre as recomendações nutricionais pra prevenção de doenças e dicas durante o tratamento quando neste instante sofre com o câncer.
“A título de exemplo, na prevenção, há que minimizar o consumo de alguns tipos de carnes vermelhas. Em compensação, no caso de câncer de cabeça e pescoço prioriza a nutrição”. Uma das diretrizes elaboradas por estes especialistas, dá outras recomendações gerais para todos os doentes de câncer.