O Que Pode Beneficiar A Obama Por Seu Apoio Ao Casamento Homossexual?

O Que Pode Beneficiar A Obama Por Seu Apoio Ao Casamento Homossexual? 1

O Que Pode Beneficiar A Obama Por Seu Apoio Ao Casamento Homossexual?

o presidente Barack Obama ficou esta quarta-feira o primeiro presidente americano a expressar publicamente teu apoio ao casamento homossexual. O anúncio suscita outras perguntas. Você irá influenciar o anúncio na sabedoria da opinião pública? O que implica riscos para a sua campanha à reeleição?

Estas 5 chaves ajudam a contextualizar a decisão do presidente e dão várias pista sobre o seu possível embate eleitoral. Cada vez mais cidadãos norte-americanos estão a favor de legalizar o casamento gay. Assim o atestam os números da Gallup, que confirmam a alteração que se fez nas últimas duas décadas.

Os homossexuais podem casar-se em 6 estados e em Washington, DC. Salvo Iowa, todos são territórios inequivocamente democratas e localizados numa das duas costas. O casamento gay a todo o momento foi o fruto de um procedimento legislativo ou judicial. Nunca foi aprovado em referendo e só foi derrotado uma vez nas urnas: em um plebiscito realizado em 2006, no Arizona, cuja decisão foi revogada em outro plebiscito, 2 anos depois. Por volta de 30 estados têm alterado tuas constituições pra definir o casamento como uma união entre um homem e uma mulher.

em terça-feira, os conservadores conseguiram uma vitória clara na Carolina do Norte, e, em novembro, votarão os cidadãos de Minnesota e Maine. Talvez, também, os de Ohio e Nebraska. A cidadania vem mudando sua atitude em relação ao casamento gay.

  • 1941: Sonhar não custa nada
  • Mensagens: 12.145
  • 47 Portaladas de Madeira
  • O deitar-se do lado do coração causa maus sonhos
  • A exposição permanecerá aberta até o próximo dia 1 de janeiro

Mas os números declaram que é um assunto que costuma sair derrotado nas urnas. Talvez por causa de impulsiona menos dos seus defensores os seus inimigos. Especialmente nos estados da América profunda. O assunto suscita um defeito estratégico para o presidente: todos os estados que serão decisivos em novembro, menos Pensilvânia, aprovaram emendas proibindo o casamento homossexual. Assim o fizeram Nevada, Arizona, EUA, Ohio, Flórida, Colorado, Nevada, Michigan e Virgínia.

E terça-feira o fez bem como na Carolina do Norte, um estado onde Obama se impôs pelo mínimo em 2008 e onde realizará em agosto tua convenção. As eleições aqui são decididas em um punhado de estados e não são lugares onde o casamento gay tenha o respaldo da população. A maioria são territórios rurais ou industriais situados no centro-Oeste, onde o desemprego e a economia são os únicos tópicos pela agenda eleitoral. O anúncio do presidente poderia ser um chamariz pros adolescentes, cujo suporte foi determinante em 2008 e entre aqueles que se percebe desta vez, uma certa decepção.