Túnel De Alta Velocidade Barcelona Sants-La Sagrera
Barcelona posse do Gestor de Infra-estruturas Ferroviárias (Adif). O túnel, que liga a estação ferroviária Barcelona Sants, com a futura estação de Barcelona-La Sagrera, faz parte da linha de alta velocidade Madrid-Zaragoza-Barcelona-Fronteira francesa. 9 de janeiro de 2013 começou sua análise comercial por trens da Renfe Operadora. O plano de construção do túnel, entre a estação ferroviária Sants de Barcelona e a estação de La Sagrera não começou a tomar maneira, até a publicação do projecto da linha de alta velocidade Madrid-Barcelona-França.
Em março de 2003 foi inaugurado o primeiro troço da linha de alta velocidade entre Madrid e da Catalunha. Adif adjudicou as obras de construção do túnel, em 18 de janeiro de 2008, com um investimento calculado de 179,três milhões de euros e um tempo de efetivação de trinta e cinco meses.
No dia quinze de setembro e oito de novembro de 2010, foi reaberta à circulação, cota da via Mallorca afetada pela construção do túnel. Avenida Diagonal, que liga os trechos do túnel ante as ruas de Maiorca e Provença.
- Dois Incorporação de personalidades
- dois Força Aérea
- são paulo-sp e Jáugueri, José Maria, de Nobreza do Reino de Navarra, 1923
- Que o desempenho esperado por dividendos seja uma permanente
Até essa data, a tuneladora tinha perfurado um total de 2,oito km de 5,um km previstos. Espanha 6045 milhões de euros. Em 26 de julho de 2011, a tuneladora Barcino concluiu a perfuração do túnel alcançando o poço de extração, achado entre as ruas Provença e Entenza, depois de percorrer quase 5,um km do poço de ataque em 16 meses. 21 desse mesmo mês, se reabriram para a circulação dos trechos afetados na construção do túnel pela mesma rodovia. Adif anunciou em nove de novembro de 2012, que no dia 26 desse mesmo mês, foi electrificaría o trecho da via entre a estação de Sants e Mollet do Vallès, incluindo o túnel ferroviário entre Sants e A Sagrera.
Quatro de dezembro de 2012 começaram os testes de validação técnica da infra-infraestrutura e superestrutura, entre Barcelona e Madrid-Vilafant. Nesse mesmo dia, morreu um trabalhador de quarenta e seis anos de idade no interior do túnel a circunstância do choque entre duas máquinas sempre que estavam construindo as vias.
Estes testes foram a circulação pela primeira vez de um comboio de alta velocidade comercial túnel de alta velocidade Barcelona Sants-La Sagrera. Barcelona-Sants e Figueres-Vilafant da LAV Madrid-Barcelona-França. O ato de inauguração compareceram o príncipe de Astúrias e os presidentes do Governo espanhol, Mariano Rajoy, e da Generalitat da Catalunha, Artur Mas, entre novas autoridades. Em nove de janeiro de 2013 começou sua exploração comercial por trens de alta velocidade operados na Renfe Operadora.
79 pessoas a bordo. Doze de fevereiro de 2013 circulou pelo túnel e na primeira vez um trem da operadora francesa Société Nationale des Chemins de Fer Français (SNCF), em específico o ramo 736 da série TGV Dasye. Desta circulação estava enquadrada dentro dos testes de homologação dos trens franceses para circular pela Rede de caminho de Ferro de Interesse Geral (RFIG) de Portugal.
em quinze de dezembro de 2013, circulou o primeiro TGV com passageiros da operadora francesa SNCF entre Sants de Barcelona e Paris-Lyon. Fase 1: perfuração do túnel realizada pela tuneladora Barcino (A) e colocação das aduelas, por a mesma pra perfuração de túnel (B).
Fase 3: colocação da catenária (F), instalação dos sistemas de iluminação do interior do túnel (G) e colocação das vias em placa (H). 5,78 km É o único túnel ferroviário de alta velocidade que atravessa Barcelona com uma bitola de 1435 mm (largura UIC).
O túnel ferroviário provocou uma grande polêmica entre quota da população de barcelona pelo traçado que exerce e que influencia abundantes monumentos da cidade. “Este túnel tem as medidas de segurança mais altas do que as obras que se estão fazendo no mundo. Em outubro de 2010, a tuneladora perfurou a divisão do túnel que passa ao lado do monumento, sem que este fosse afetado.